79% dos empresários escolhem contabilidades mais ágeis.

15/04/2021

Uma das principais necessidades dos empreendedores é reduzir custos e não perder tempo com processos para começar e manter a empresa legalizada. Contabilidades precisam estar atentas e atualizadas às diferentes soluções do mercado

79% dos empresários escolhem contabilidades mais ágeis, segundo pesquisa. Veja como se adaptar a essa demanda

A digitalização das empresas impõe um grande desafio aos profissionais contábeis. Nos últimos 5 anos o setor contábil se deparou com empresários que fazem novas exigências. O contador há tempos deixou de ser um profissional que lida somente com contas a pagar e receber, demonstrativos e guias de tributos.

Cada vez mais empresários buscam uma contabilidade mais consultiva e que ofereça soluções ágeis para seus negócios. Na hora de abrir sua empresa, o que um novo empreendedor busca é a assertividade e orientação para otimizar seu investimento, com o mínimo de despesas possível e um planejamento fiscal e contábil para que o negócio cresça de forma consistente.

Além disso, principalmente para as pequenas e médias empresas, é necessário economizar ao máximo tempo e dinheiro nos processos de legalização de sua empresa, para focar esforço na geração de receita e oportunidades.

Uma pesquisa do Sebrae, de 2016, já indicava a expectativa dos empresários em relação aos contadores, e o quão preparados estavam as contabilidades, à época, para suprir estas demandas.

  • 63% dos entrevistados queriam contadores mais proativos em relação à tecnologia e agilidade empregada no serviço. Por outro lado, somente 30% das contabilidades atendiam a essa demanda;
  • 79% dos empresários queriam mais esforço dos contadores para recomendar melhorias no negócio. Enquanto isso, somente 25% das empresas recebiam esse tipo de apoio de seus contadores.

Não é de hoje que a exigência com relação aos serviços de uma contabilidade é alta. Entenda como o profissional contábil poderá solucionar essa demanda crescente dos seus clientes, colhendo os benefícios disso.

Os desafios da contabilidade atual e as necessidades do empresário moderno

relação entre escritórios contábeis e clientes mudou muito nos últimos anos. Se antes a contabilidade era responsável por solucionar problemas burocráticos, hoje o desejo é por uma parceria que vá mais além.

O escritório contábil que se aproxima de seu cliente está mais próximo de satisfazê-lo. Esse relacionamento é fundamental. Até porque a concorrência hoje é muito mais alta, graças à digitalização.

A contabilidade tradicional vem perdendo espaço, cedendo seu lugar para profissionais contábeis que focam em proporcionar a melhor experiência ao seu cliente, desde o primeiro contato.

As barreiras geográficas já não existem mais. As contabilidades que atendiam clientes de seu bairro ou região agora precisam buscar o crescimento através da digitalização, para expandir sua área de atuação. Até porque estes clientes também buscam soluções que contribuam para expandir suas oportunidades e seu mercado.

Contabilidade online, gestão financeira e contábil através de plataformas em nuvem, e o crescimento do trabalho remoto acabaram com qualquer fronteira existente na relação da contabilidade com os empreendedores.

Uma pesquisa feita pela Omie em 2019 apontou que 32,3% dos escritórios de contabilidade iriam investir na contratação de novas tecnologias para melhorar o serviço e expandir seu negócio.

Com o uso de soluções virtuais para legalização e gestão das demandas dos seus clientes, os profissionais contábeis chegam a otimizar até 40% de seu tempo, proporcionando maior dedicação às necessidades de seus clientes.

Para acompanhar a tendência, é essencial que um escritório contábil atenda estas necessidades dos novos empreendedores desde o primeiro contato, já na fase de formalizar o CNPJ.

Escritórios contábeis e a barreira do endereço fiscal: como solucionar e atender mais clientes

A definição do endereço fiscal é uma das primeiras etapas para a constituição de qualquer empresa. Durante décadas, as soluções que as contabilidades sugeriam para seguir com a formalização do CNPJ eram:

  • Vincular a empresa no endereço residencial;
  • Alugar um conjunto comercial;
  • Atribuir o endereço da própria contabilidade.

No entanto, todas essas soluções não são ideais para começar um negócio do jeito correto, pois em algum momento limitarão o potencial de crescimento da empresa.O endereço residencial pode ser facilmente barrado na fase de viabilidade do processo de abertura pelas Juntas Comerciais, pois há exigências de zoneamento em regiões comerciais das cidades para diversos tipos de empresa.

O aluguel de uma sala comercial e as contas de manutenção do imóvel (condomínio, luz, internet) causam mais demora no processo de abertura da empresa e também mais custos para o empreendedor, representando  no mínimo 20% das despesas fixas de uma empresa.

Oferecer o endereço da contabilidade para sediar uma empresa do cliente ainda é uma prática de alguns escritórios de contabilidade, principalmente visando agilidade, mas transfere riscos de cobranças indevidas e uma responsabilidade muito alta ao profissional contábil que responde fiscalmente pelo cliente ao escolher essa modalidade.

Diante desse cenário, é importante conhecer e oferecer ao empreendedor que quer contratar seus serviços contábeis, outras alternativas, como o endereço fiscal virtual, também conhecido como escritório virtual.

Com ele, sua contabilidade consegue oferecer mais agilidade, segurança, credibilidade e custo-benefício ao cliente. Com parceiros ágeis, os escritórios contábeis resolvem o problema da maioria das empresas em poucos minutos, retendo o cliente e saindo na frente da concorrência.

As características do escritório virtual

escritório virtual é um serviço que permite a prestadores de serviços e da área do comércio trabalhar remotamente, utilizando o endereço contratado como endereço fiscal e comercial.

O escritório virtual é um endereço físico para uso como sede fiscal da empresa – em regiões valorizadas e reconhecidas das grandes cidades – onde seu cliente pode vincular a regularidade do CNPJ, mas sem precisar gastar com as taxas fixas de uma sala comercial, como aluguel, condomínio e outras despesas de manutenção.

O que um escritório virtual oferece aos clientes

Além de ser sede do endereço fiscal da empresa, o escritório virtual possui outros serviços úteis para quem contrata este serviço, como:

  • Gestão de correspondências através de sistema online;
  • Sala de reuniões sob demanda;
  • Recebimento de encomendas e atendimento personalizados de chamadas, além de outras demandas opcionais;
  • Localização privilegiada, contribuindo para a divulgação e credibilidade da empresa e atração de novos clientes.

É uma solução completa para resolver a barreira do endereço fiscal, com agilidade e o menor custo fixo possível para pequenos e médios empresários.

A Ana Paula Ramos, fundadora e consultora de Marketing e Negócios da Enkantha Consultoria, decidiu mudar o endereço de sua empresa em busca de credibilidade. Para mudar do endereço residencial, seu contador sugeriu um escritório  virtual. “Em 5 minutos fiz todo o processo de contratação online. Em algumas horas já tinha a documentação necessária para iniciar a mudança de empresa. Incrível como teve total sintonia comigo. É on demand, eu pago apenas pelo que uso”.

Benefícios do escritório virtual para profissionais contábeis

Com endereço fiscal virtual e processos paralegais terceirizados com um parceiro digital, o contador pode atender empresas de qualquer região, expandir seus serviços para novos setores de negócio e apoiar ainda mais seus clientes no planejamento contábil e tributário.

Ao indicar uma solução como o endereço fiscal virtual ao cliente que busca agilidade e redução de custos para seu negócio, o contador demonstra que está por dentro de soluções inovadoras e ágeis.

Tiago Batalha é sócio da Estilu Contabilidade. O escritório virtual foi uma das soluções que contribuiu para expandir rapidamente sua área de atuação e carteira de clientes para negócios do ramo digital, que não queriam abrir empresa no endereço residencial. “Quando a gente precisava dessa solução (escritório virtual), buscamos quem oferecesse o serviço e encontramos a Company Hero, que nos dá suporte e traz a solução exata para essa dor do cliente, que é o endereço virtual.”

Além disso, a contratação do escritório virtual é 100% online. Dessa forma, o profissional contábil já recebe a documentação necessária para dar sequência ao processo de abertura da empresa.

Com suporte em tempo real dos processos paralegais, o contador otimiza carga horária e custos trabalhistas, além de focar em atender melhor seus clientes.

O fundador da BLN Contabilidade, Rubney Belloni, contratou o escritório virtual da Company Hero para sediar sua empresa. Ao vivenciar de perto os benefícios, passou a indicar seus clientes também. “Quando um cliente pergunta: você tem indicação de um endereço fiscal? Eu indico uma empresa em que confio de olhos fechados. A Company Hero resolve o problema quando o cliente demanda o serviço de endereço fiscal”.

Com a redução de custos e de tempo na contabilidade e para o cliente, é possível focar em outras demandas que o empreendedor possui e espera do profissional contábil, como no planejamento financeiro e tributário, que são demandas necessárias e pouco atendidas, conforme mostrou a pesquisa do Sebrae.

Se você procura por uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 30 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco [email protected]

Fonte: Contábeis – por Redação Contábeis