Conheça quais são as obrigações fiscais e contábeis da sua empresa

08/10/2020

Para não ter problemas com o fisco, é importante que o empresário conheça quais são as suas obrigações, sejam elas “comuns”, destinadas às indústrias e aquelas que variam conforme o tipo de enquadramento da empresa.

E hoje, vamos tratar das obrigações contábeis ou fiscais.

Primeiramente vamos falar um pouco sobre o que são as obrigações fiscais.

Para responder à esta pergunta, é importante compreender que se referem basicamente ao pagamento de impostos, sendo assim, temos algumas ações importantes que fazem parte das obrigações fiscais.

Conheça elas:

Emissão de notas fiscais: Todas as empresas precisam emitir a nota fiscal tanto para a comercialização de algum produto quanto para a prestação de serviços.

Neste caso, temos uma exceção: o MEI (Microempreendedor Individual), que pela lei não são obrigados a emitir a nota fiscal que é importante por vários motivos como, por exemplo, manter a empresa regular, garantir os direitos do consumidor, recolher tributos, dentre outros;

Pagamento de tributos: dentre os principais tributos que precisam ser pagos estão o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social); ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); IRPJ (Imposto de Renda Para Pessoa Jurídica); ICMS (Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e outros.

Sendo assim, a ajuda de um profissional específico dará tranquilidade na hora de ver quais impostos devem ser pagos sejam eles municipais, estaduais e federais.

As obrigações contábeis, por sua vez, preveem a análise de notas fiscais com o intuito de fazer os relatórios da empresa, sendo assim, o contador apresenta ao governo, sócios e investidores todas as informações relacionadas ao balanço patrimonial; demonstrativo de resultados do exercício (DRE), demonstrativo de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA), demonstrativos das mutações relativas ao patrimônio líquido (DMPL), além das questões referentes à formalização da empresa, neste caso podemos citar como exemplo:

  • Abertura de CNPJ,
  • O alvará de funcionamento,
  • Elaboração do contrato social,
  • Registro da junta comercial,
  • Licenças e outros.

Cumprimento das Obrigações 

As empresas precisam se organizar para cumprir os prazos, além de armazenar todos os documentos necessários ao cumprimento das obrigações fiscais e contábeis.

Desta forma, além da importância de contar com um profissional qualificado, também é possível ter um sistema de gestão financeira onde todas as informações sobre a rotina da empresa são registradas.

Sendo assim, empresas sejam elas de porte grande, micro ou pequenas, podem utilizar os serviços que são oferecidos de forma online.

Por meio de plataformas específicas, o empresário tem o acesso as todas as informações necessárias, além de poder fazer consultas de relatórios contábeis, ter acesso à emissão de nota fiscal, apuração de impostos, download de documentos e serviços opcionais de abertura de empresa, declarações, envio de imposto de renda, dentre outros.

Por meio desta tecnologia, as empresas não perdem datas importantes e se mantém conectadas com o seu contador.

O serviço costuma ser cobrado, além disso, não deixe de verificar a confiabilidade da plataforma escolhida.

Vencimento de tributos 

Outra dica é fazer um obrigações contábeis ou fiscais, principalmente relacionadas à pagamentos, sendo que todos eles devem ser separados a cada mês.

Dessa forma, fica mais fácil deixar os documentos organizados e você corre menos risco de esquecer os prazos.

Cabe ressaltar que devido à pandemia, datas de vencimento dos tributos apurados no âmbito do Simples Nacional ficam prorrogadas.

Confira:

Tributos Federais: 

  • Apuração março de 2020 (vencimento original em 20 de abril), vencerá em 20 de outubro de 2020;
  • Apuração abril de 2020 (vencimento original em 20 de maio), vencerá em 20 de novembro de 2020;
  • Apuração maio de 2020 (vencimento original em 22 de junho), vencerá em 21 de dezembro de 2020.

Se você precisa de uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 29 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco [email protected]

Conte: Jornal Contábil – por Wesley