
10/11/2020
Ainda que seja possível observar uma diversidade de pequenas empresas de vários setores com um com desempenho e lucratividade, cerca de 20% das pequenas empresas costumam falhar logo no primeiro ano de exercício, além de outras 50% que vão à falência após cinco anos de atividades, levando a crer que, apenas 33% chegam a dez anos ou mais, com base em dados do Sebrae.
Por isso, para proteger e assegurar tanto um empreendimento novo quanto aquele já estabelecido, é preciso compreender quais fatores podem levar uma empresa ao fracasso e, como obstáculo pode ser administrado ou evitado integralmente.
Observa-se que as razões mais comuns que resultam na quebra de um negócio consistem na falta de capital ou financiamento, retenção de uma equipe administrativa inadequada, infraestrutura ou modelo de negócios defeituosos, bem como, iniciativas de marketing mal sucedidas.
Os principais erros, são:
- Ficar sem dinheiro é o maior risco para uma pequena empresa. Os proprietários geralmente sabem quais fundos são necessários no dia a dia, mas não têm certeza de quanta receita está sendo gerada, e a desconexão pode ser desastrosa.
- A inexperiência na gestão de um negócio — ou a falta de vontade de delegar — pode impactar negativamente as pequenas empresas, assim como um plano de negócios mal visualizado, o que pode levar a problemas contínuos quando a empresa estiver operacional.
- Campanhas de marketing mal planejadas ou executadas, ou a falta de marketing e publicidade adequados, estão entre os outros problemas que arrastam as pequenas empresas para o fundo do poço.
Motivos que levam uma empresa à falência e como evitá-los
O principal motivo que leva uma empresa à falência é a falta de financiamento ou capital de giro, pois, em boa parte dos casos o empresário está ciente do real valor que que necessário para manter a execução das operações em dia, incluindo despesas como folha de pagamento, gastos fixos e variados como aluguel e utilidades, além de assegurar que os fornecedores externos sejam pagos em dia.