Quer abrir uma empresa? Saiba quanto tempo leva, e como concluir o processo em poucos dias

27/08/2020

Os empreendedores mais antigos não têm boas experiências nesse quesito, considerando que o país já esteve entre os piores no ranking de prazo médio para abrir um negócio.

Mas, felizmente, esse cenário melhorou bastante com os esforços do governo para agilizar a formalização das empresas, e hoje você consegue concluir o processo em poucos dias.

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, vamos mostrar quanto tempo demora para abrir uma empresa em vários lugares do Brasil e do mundo.

Leia até o fim e comece a se planejar para empreender. 

Quanto tempo demora para abrir uma empresa tem relação com a liberdade do empreendedorismo

Todo empreendedor quer saber quanto tempo demora para abrir uma empresa, já que a expectativa é grande na hora de começar seu próprio negócio.

Quanto mais rápido for o processo de abertura, melhor para o empresário, que começa a faturar o quanto antes e colher o retorno sobre o investimento.

Inclusive, esse prazo é usado pelo Banco Mundial para analisar o ambiente de negócios dos países e determinar o grau de desenvolvimento do empreendedorismo em cada local.

Obviamente, os menores prazos representam as economias mais avançadas e menos burocráticas, que estimulam o espírito empreendedor e facilitam a vida das pessoas na hora de abrir seus próprios negócios.

Do lado oposto, os prazos mais longos desencorajam os empreendedores e prejudicam o crescimento da economia.

O ideal é que o processo leve poucos dias, mas já é possível formalizar uma empresa em apenas 1 dia em vários países, cidades e estados.

Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil

O Brasil já esteve entre os piores no ranking global de tempo para abrir empresas, mas esse cenário está melhorando.

De acordo com dados do governo publicados em junho de 2020, o prazo médio para abrir um negócio no país hoje é de apenas 3 dias e 21 horas — uma redução de 13,1% em relação ao último quadrimestre de 2019.

Mas vale lembrar que esse prazo conta a partir do envio do contrato social, considerando apenas o processo online de registro da empresa na junta comercial ou cartório de registro de pessoa jurídica.

Aliás, foi justamente a digitalização do processo de abertura pelo portal Redesim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) que permitiu essa redução no prazo médio.

Antes dessa modernização, o país registrava mais de 17 dias de tempo médio para abertura de negócios — um péssimo número em relação às estatísticas mundiais.

De acordo com a secretária especial de Modernização do Estado, Márcia Amorim, reduzir o tempo de abertura e fechamento de empresas é uma prioridade do governo federal.

Em matéria da Agência Brasil de 2019, ela afirma que o governo tem uma meta ambiciosa: reduzir o prazo de abertura de negócios para 1 dia ou até 1 hora.

E parte desse objetivo já está sendo alcançado: alguns empreendedores estão levando apenas seis horas para abrir uma empresa no Distrito Federal, que ficou em primeiro lugar na lista dos lugares mais rápidos, segundo dados publicados em maio de 2020 pela Agência Brasília.

Quanto tempo demora para abrir empresa em cada estado

O portal Redesim mostra quanto tempo demora para abrir empresa em cada estado do país, em sua seção de estatísticas.

Atualmente, 66% dos processos de abertura solicitados pela internet são concluídos em até 3 dias, segundo divulgação do próprio site.

Novamente, é importante considerar que esses prazos se referem apenas ao registro online, sem considerar as etapas prévias como coleta de dados da empresa e elaboração do contrato social, tampouco etapas posteriores como obtenção de alvará e licenças (se necessário).

Veja em quanto tempo, em média, o governo está registrando as empresas em cada estado pelo portal Redesim (dados de julho de 2020):

  • Acre (AC): 2 dias e 1 hora
  • Alagoas (AL): 2 dias e 6 horas
  • Amapá (AP): 2 dias e 20 horas
  • Amazonas (AM): 2 dias e 2 horas
  • Bahia (BA): 8 dias e 7 horas
  • Ceará (CE): 3 dias e 10 horas
  • Distrito Federal (DF): 1 dia e 16 horas
  • Espírito Santo (ES): 2 dias
  • Goiás (GO): 1 dia e 10 horas
  • Maranhão (MA): 2 dias e 20 horas
  • Mato Grosso (MT): 1 dia e 23 horas
  • Mato Grosso do Sul (MS): 1 dia e 23 horas
  • Minas Gerais (MG): 3 dias e 16 horas
  • Pará (PA): 2 dias e 20 horas
  • Paraíba (PB): 4 dias e 14 horas
  • Paraná (PR): 3 dias e 8 horas
  • Pernambuco (PE): 4 dias e 21 horas
  • Piauí (PI): 2 dias e 19 horas
  • Rio de Janeiro (RJ): 2 dias e 20 horas
  • Rio Grande do Norte (RN): 2 dias e 1 hora
  • Rio Grande do Sul (RS): 2 dias e 23 horas
  • Rondônia (RO): 2 dias e 1 hora
  • Roraima (RR): 1 dia e 7 horas
  • Santa Catarina (SC): 4 dias e 16 horas
  • São Paulo (SP): 2 dias e 12 horas
  • Sergipe (SE): 1 dia e 7 horas
  • Tocantins (TO): 3 dias e 1 hora.

Tempo para abrir empresa em outros países

O ranking oficial do Banco Mundial mostra quanto tempo demora para abrir uma empresa em todos os países e cidades do mundo.

Veja alguns lugares em que é possível abrir uma empresa em até 5 dias:

Tempo para abrir empresa em 2019 Países, estados e cidades
1 dia Nova Zelândia e Georgia (EUA)
2 dias Hong Kong (China), Canadá, Singapura e Austrália
3 dias Togo (África), Jamaica e Uzbequistão
4 dias Estônia, Azerbaijão, Países Baixos, Dinamarca, Emirados Árabes, Ruanda, Grécia, Moldávia, França, Noruega, Chile, Armênia, Estados Unidos, Omã e Armênia
5 dias Reino Unido, Albânia, Ilhas Maurício, Kosovo, Cazaquistão e Bélgica

Entre os países onde é mais demorado para abrir uma empresa, estão o Camboja (99 dias), Irã (73 dias) e o Haiti (97 dias).

Mas ninguém supera os longos 230 dias para começar um negócio na Vezenuela.

Como calcular o tempo total para abrir sua empresa

Agora que você já tem uma ideia de quanto tempo demora para abrir uma empresa, precisa calcular o prazo total para o seu negócio.

Como vimos, as médias nacionais servem apenas como referência para a agilidade do governo em registrar e formalizar as empresas, mas não abrangem outras tarefas do empreendedor e contador que também levam tempo.

Antes de dar entrada na junta comercial, você precisa de um contrato social completo com dados da empresa e sócios, capital investido, natureza jurídica, porte da empresa, participação de cada sócio, classificação da atividade da empresa, entre outras informações essenciais.

Esse contrato deve ser elaborado por um contador experiente, que também será responsável por ajudar você na escolha do melhor regime tributário e enquadramentos legais mais vantajosos para o seu negócio.

Depois do envio do documento, ainda será necessário cumprir algumas etapas como recolhimento de taxas, obtenção do CNPJ e, se aplicável, obtenção de alvará de funcionamento e licenças específicas.

Tudo isso pode demorar mais do que as médias calculadas pelo governo, pois o prazo também depende do volume de solicitações no período e da rapidez do contador e do empreendedor em cumprir suas tarefas.

Agora que você sabe quanto tempo demora para abrir uma empresa, já pode se planejar para começar o seu negócio.

Aproveite e comece do jeito certo: com uma contabilidade moderna, ágil e econômica.

Se você precisa de uma contabilidade consultiva, consulte sempre uma empresa de contabilidade em campinas a Alpha Consultores Associados está à sua disposição, entre em contato conosco [email protected]

Fonte: Jornal Contábil