É importante uma análise interna de custos, despesas, investimentos, rentabilidade e comparação dos preços com os concorrentes. Aprenda tudo neste post!
Frequentemente, na jornada do empreendedor ouvimos diversas opiniões a respeito do nome da empresa, tipo de embalagem, forma de produção e principalmente sobre o valor dos nossos produtos.
Assim como, é natural que surjam inúmeras dúvidas ao tentarmos calcular o preço que ofertaremos no mercado.
Antes de mais nada, não queremos ser abusivos, mas também desejamos obter lucro.
Então, como definimos?
Vamos te ensinar como calcular preços de forma simples e eficiente. Para isso será necessário ter o conhecimento básico. Vamos lá?
O que é preço e como ele é formado?
Sobretudo, trata-se da expressão utilizada para dar um valor monetário a um produto ou serviço.
Sendo assim, consiste na técnica de análise interna de custos, despesas, investimentos, rentabilidade e comparação dos preços com os presentes no mercado.
Nesse sentido, através dessas análises é possível estabelecer estratégias do ponto de vista financeiro e mercadológico, e assim calcular o preço que consequentemente agregará valor a empresa.
A definição não envolve apenas a parte financeira do negócio mas também o setor de marketing, pois o preço dos produtos podem determinar o sucesso ou fracasso das vendas, podendo gerar ou destruir o valor da empresa.
O preço possui 3 principais funções:
Passar a “imagem” do produto desenvolvido, podendo ser de alto ou baixo custo. Sendo que na maioria das vezes o preço também diz muito sobre a qualidade, mas não é uma regra;
permitir a participação no mercado, a inserção de um produto ou serviço no meio comercial e;
alcançar rentabilidade e lucratividade, ou seja, além de cobrir custos e investimentos, ainda proporcionar o lucro esperado.
O que você precisa saber
Primeiramente, para a formação de preços é importante conhecer alguns conceitos que fazem parte de sua composição. Sendo eles:
Gastos: são todas as saídas financeiras da empresa, podendo ser divididos em custos, despesas e investimentos;
Custos: são os gastos necessários para a produção de um item: relaciona-se a aquisição de mercadorias, serviços, mão de obra, depreciação das instalações e também juros, taxas e impostos.
Muitas vezes gastos e custos são vistos como algo negativo para o seu negócio, mas muito pelo contrário, tratam-se de investimentos que, no tempo e maneira certa trarão resultados positivos.
Quais são os critérios para definir o preço?
Então, para chegarmos ao valor de mercado precisamos definir o que são os seguintes pontos:
Custo unitário: é a somatória do valor da matéria-prima, embalagens, mão de obra e todos os gastos relacionados à produção. Através dele é possível saber quanto custa cada unidade da mercadoria produzida.
Custo direto: é o custo diretamente relacionado a produção do item, ou seja, a matéria-prima e a mão de obra.
Custo indireto: é o custo que por não poder ser ligado diretamente ao produto é rateado e dividido proporcionalmente para cada unidade produzida. Por exemplo, energia elétrica e depreciação das instalações.
Custo Fixo: relaciona-se aos valores que não sofrem alterações e compõem fixamente o orçamento da produção da mercadoria; como por exemplo, o valor do aluguel.
Custos variáveis: são aqueles que passam por alterações ou correções de acordo com as unidades produzidas, por exemplo embalagens e matérias-primas.
Custos totais: é a soma dos custos variáveis e custos fixos.
Despesas Diretas: são relacionados diretamente ao faturamento, por exemplo impostos diretos, fretes, comissões e etc.
Despesas indiretas: referem-se aos valores que não são diretamente ligados às vendas; como alvarás e licenças.
Investimentos: são os gastos feitos para a aquisição de ativos e bens da empresa.
Perda: são os bens ou serviços consumidos de forma não planejada ou anormal.
Receitas: é a entrada de recursos financeiros na empresa, podendo ser bens ou direitos.
Atendendo aos objetivos do seu negócio
Acima de tudo, ao calcular o preço do seu produto é necessário identificar se este valor atenderá todos os objetivos do seu negócio.
Destacamos os mais importantes! Sendo eles:
Proporcionar a longo prazo o maior lucro possível, dando aos acionistas a sua riqueza.
Aumentar a participação no mercado, assegurando os lucros futuros.
Crescer a capacidade produtiva, sem desperdícios operacionais.
Aumentar o capital aplicado, com a finalidade de tornar os negócios mais sustentáveis.
Tornar o produto atrativo e competitivo diante da concorrência, passando confiabilidade e sendo justo quanto aos seus preços.
Como calcular o preço utilizando o método Markup
Inicialmente, para que tudo isso ocorra da melhor forma usaremos o método Markup.
Trata-se do índice aplicado sobre o produto para a formação do seu preço de venda.
Sendo assim, nada mais é do que a soma do custo unitário com a margem de lucro que se deseja obter, de forma que cubra todos os custos, despesas e impostos, e gere lucratividade.
Existem duas formas de calcular o preço utilizando o Markup. São eles:
Markup Multiplicador: 1/ (1 – Custo total de venda)
Markup Divisor: (Preço de venda – Custo total de venda) /100
Exemplo:
Supondo que a Loja X adquira uma Cama King Size no valor de R$ 2.500,00 obtenha estes custos/despesas e almeje o seguinte lucro:
Estrutura de custos
%
Preço de venda
100,00
ICMS na venda
18,00
PIS/COFINS
4,65
Comissões
2,50
Despesas Administrativas
5,00
Lucro Desejado
20,00
Custo Total de Venda
50,15
Obs: o Custo Total de Venda é a soma dos valores de ICMS, PIS/COFINS, Comissões, Despesas Administrativas e Lucro Desejado.
O Markup Multiplicador seria: (1/(1 – 0,5015)) = (1/0,4985) = 2,0060 e o preço de venda (R$ 2.500 * 2,0060) = R$ 5.015,00.
Podemos identificar os valores de cada custo, fazendo o cálculo para cada um deles:
Estrutura de custos
Valores
%
Preço de venda
5.015,0000
100,00
ICMS na venda
2.500,0000
18,00
PIS/COFINS
902,7000
4,65
Comissões
233, 1975
2,50
Despesas Administrativas
125,3750
5,00
Lucro Desejado
250,7500
20,00
Custo Total de Venda
1.002.9775
50,15
O lucro é de R$ 1.003,00 sendo o valor arredondado.
E o utilizando o método Markup Divisor seria:
Markup Divisor = (100% – 50,15%)/100 = 49,85%/100 = 0,4985. O preço de venda seria (R$ 2.500,00/0,4985) = R$ 5.015,04 com o arredondamento do valor ficaria R$ 5.015,00.
Então por que entender como calcular o preço?
Calcular o preço do seu produto é um passo trivial para o empreendedor.
Assim como, estar ciente de todos os custos, impostos e investimentos que deverão ser feitos.
Por isso é de extrema importância saber como definir o preço de forma que torne o seu produto competitivo, justo e qualificado, e que primordialmente agregue valor ao seu negócio aos olhos dos consumidores.
Então, entendeu como calcular o preço do seu produto? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.
Por: Suellen Viana, Técnica em Administração de Empresas pela ETEC de Embu das Artes, Suellen atua na área de Legalização de Empresas na Conube Contabilidade Online e ajuda centenas de pequenos empresários a iniciarem seus negócios.
Fonte: Jornal contábil – por Gabriel – original: Conube