Terceirização de departamento financeiro ajuda empresários durante crise

18/09/2020

Delegar o controle financeiro para uma empresa especializada organiza e agiliza processos, economizando tempo e dinheiro

A crise provocada pela pandemia do coronavírus atingiu em cheio muitos negócios. A interrupção parcial ou total das atividades no comércio e serviços durante a quarentena comprometeu o fluxo de caixa das empresas e impôs grandes desafios. Empresários buscam alternativas para não fechar as contas no vermelho e retomar as atividades. Em momento de crise, é fundamental renegociar dívidas e buscar cortar despesas ao máximo, em alguns casos sendo necessário até mesmo reduzir o quadro de funcionários.

Uma das possibilidades de economia é reorganizar processos de gestão e buscar serviços terceirizados que atendam as necessidades da empresa de forma eficiente e com menor custo. É o chamado Business Process Outsourcing (BPO), ou seja, Terceirização de Processos de Negócios. É possível reestruturar até mesmo o departamento financeiro, por exemplo, delegando o controle das finanças para empresas especializadas.

“A terceirização de departamento financeiro é interessante para micro, pequenas e médias empresas que precisam reduzir custos de uma forma segura. Além disso, outro benefício é desenvolver um serviço especializado e de trabalho contínuo que consegue trazer análises e previsibilidade para o negócio”, afirma Alberto Lindholz, empresário, contabilista e bacharel em Direito.

Benefícios da terceirização de departamento financeiro

A implementação do BPO financeiro vai ajudar o empresário a equilibrar as finanças. O serviço pode organizar melhor a documentação da empresa, gerir os recebimentos, cuidar da emissão de notas fiscais, programar pagamentos de colaboradores e de fornecedores, gestão de tributos e encargos, atuar em conciliação bancária, realizar auditorias, entre outras atividades. “Trabalhamos de acordo com a realidade existente na empresa. Seguimos com a rotina de entrada e saída de capital e gestão de fornecedores e clientes”, explica Lindholz.

O trabalho especializado aperfeiçoa a rotina da empresa, pode prevenir problemas administrativos, sana dúvidas e dá suporte ao empresário. “Atendemos uma empresa da área artística que estava com dificuldades, por exemplo. Não só reduzimos o tempo que o empresário dedicava à área financeira como corrigimos alguns desvios nos processos. Também ajudamos esse cliente na formação de preços para que ele tivesse uma margem de lucro mais adequada”, conta Lindholz.

A terceirização financeira é flexível. O empresário pode manter algumas atividades dentro da empresa e delegar as atribuições que desejar, montando um pacote personalizado. Dessa forma, a terceirizada consegue negociar valores e detalhes contratuais caso a caso. “Trabalhamos com um valor de tabela inicial de R$ 500 mensais, que vai se adequando conforme a necessidade do cliente. Podemos sugerir serviços adicionais e ferramentas melhores para a realidade da empresa. Prestamos também consultoria em planejamento para que o negócio cresça e possamos prever o impacto tributário, por exemplo”, afirma Lindholz.

É possível terceirizar o departamento financeiro da empresa com confiabilidade e segurança. Escritórios especializados em gestão financeira têm por objetivo facilitar a rotina dos empresários, com eficiência e economia de tempo e dinheiro. Além disso, o serviço pode trazer novidades para o empresário, como ferramentas de automação que organizam e aceleram os processos da empresa.

Consequentemente, um gestor financeiro terceirizado tem experiência para auxiliar o empresário a inovar e melhorar a tomada de decisões.

Se você precisa de uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 29 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco [email protected]

Fonte: Contábeis – enviado por Contextualiza.com