Como Trabalhar Com Programas de Afiliados

04/09/2020

Veja neste artigo como trabalhar com programas de afiliados de forma profissional e gerar um renda online que pode tanto ser apenas um dinheiro complementar ao orçamento, quanto também uma oportunidade para criar seu próprio negócio online.

Como trabalhar com programas de afiliados

Ultimamente muita gente vem buscado saber como trabalhar com programas de afiliados, já que esta é uma atividade bastante lucrativa e que não exige um investimento muito grande para começar o negócio.

Entre as diversas opções de negócios online, os programas de afiliados vê ganhando cada vez mais espaço entre os novos empreendedores digitais, por terem um modelo de negócio simples de ser implementado e uma excelente rentabilidade.

Seja na venda de infoprodutos, como cursos e e-books, ou na venda de produtos físicos de outras lojas, existem diversas opções para quem deseja ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Neste artigo vou mostrar para você algumas das opções existente para você montar o seu próprio negócio online baseado neste modelo de negócio.

O passo a passo de como trabalhar com programas de afiliados

Como eu disse anteriormente, existem diversas opções para você trabalhar com programas de afiliados. É apenas uma questão de ver qual delas se adapta às suas competências e conhecimento.

1 – Como trabalhar com programas de afiliados em um blog

Se você tem um blog ou pensa em montar um, uma das melhores estratégias para ganhar dinheiro com um blog é a monetização dele através de programas de afiliados.

Neste caso, você deverá se especializar na produção de conteúdo em uma determinada área, e neste conteúdo inserir links de afiliados relacionados ao tema que você está abordando.

A cada venda efetuada através do link do seu blog, você receberá uma comissão que pode variar de 15% a 40% do valor do produto ou serviço vendido.

Existem diversos programas de afiliados para blogs, que vão desde cursos online até mesmo roupas e acessórios, passando por cosméticos, eletroeletrônicos e outros.

2 – Como trabalhar com programas de afiliados em uma loja virtual

Esta é uma outra opção para quem está em busca de saber como trabalhar com programas de afiliados, que por incrível que possa parecer ainda é muito pouco explorada no Brasil, embora nos Estados Unidos seja atualmente um mercado super ativo.

Neste caso, o modelo de negócio passa pela criação de uma loja virtual onde você irá oferecer produtos de outras lojas. Isso mesmo! Você poderá montar um e-commerce completo sem ter um único item em estoque.

Onde conseguir estes produtos? Simples. Existem diversas plataformas de afiliados que oferecem programas de grandes lojas, como Americanas, Magazine Luiza, Submarino e uma infinidade de outras grandes lojas.

Você só tem que se cadastrar nestas plataformas de afiliados, gerar o seu link de afiliado e colocar em sua loja virtual. Neste caso, as comissões por vendas realizadas vão de 3% a 8% em média, dependendo do tipo do produto.

Para saber mais sobre este modelo, sugiro que leia o artigo Como Montar Umas Loja Virtual Com Programas de Afiliados.

3 – Como trabalhar com programas de afiliados nas redes sociais

Este é um modelo que vem crescendo muito nos últimos tempos, na medida em que as redes sociais caíram no gosto do público brasileiro e passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas.

Na verdade, este modelo é uma variação dos dois outros anteriores, só que tendo como plataforma de vendas as próprias redes sociais, que na verdade já estão prontinhas para você começar a trabalhar.

Neste modelo, ideal para quem deseja ganhar dinheiro nas redes sociais, você deverá criar uma página no Facebook, ou perfil no Instagram e tornar esta sua presença relevante, através de bons conteúdos e criação de uma base de seguidores forte.

É importante que você tenha em mente que não basta ficar postando seus links de afiliados, como se estivesse panfletando no meio da rua. Você precisará criar uma verdadeira comunidade em torno do seu perfil para depois fazer a divulgação de seus links de afiliados.

4 – Trabalhando com programas de afiliados em um modelo misto

Muitos blogs evoluíram com o passar do tempo e hoje em dia adotam um modelo misto no que diz respeito a monetização através de programas de afiliados. Ou seja, criaram uma loja associada ao site e também publicam seus links de afiliados em suas redes sociais.

Este é um modelo mais violento em termos de trabalho e conhecimentos técnicos, mas sem dúvida é extremamente lucrativo, pois você terá a sua disposição uma série de canais a serem monetizados.

Para quem está começando, não aconselho muito, pois vai exigir de você bastante conhecimento técnico e a “manha” que você só aprende mesmo no dia a dia do negócio.

Como trabalhar com programas de afiliados de forma profissional é um trabalho de amadurecimento, se você decidir ingressar neste negócio, é bom já ir pensando nesta possibilidade para o futuro.

Como começar a trabalhar com programas de afiliados

Agora vamos dar algumas dicas sobre como trabalhar com programas de afiliados partindo do zero, para que você tenha uma boa ideia sobre como começar no mercado de afiliados.

  • Em primeiro lugar, defina o modelo com o qual você gostaria de trabalhar. Na maioria das vezes, como vimos acima é necessário criar um site, a não ser que você queira trabalhar exclusivamente com redes sociais.
  • Escolha os melhores programas de afiliados para o seu modelo, e depois cadastre-se nas plataformas para se tornar um afiliado e começar a pegar os seus links para divulgação para inserir em seu site.
  • Crie uma estratégia de marketing digital para o seu negócio. Como trabalhar com programas de afiliados é principalmente gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como trabalhar com programas de afiliados, é só uma questão de escolher o seu modelo, buscar o máximo de informações sobre o assunto e colocar a mão na massa.

Se você precisa de uma contabilidade consultiva, consulte sempre uma empresa de contabilidade em campinas a Alpha Consultores Associados está à sua disposição, entre em contato conosco [email protected]

Fonte: Mulheres Empreendedoras – Por Alberto Valle no blog do Sebrae